HORÁRIO DE VERÃO VAI ACABAR: O QUE DEVO FAZER?

Oi meninas,

Hoje voltamos a conversar a respeito sobre o efeito do horário de verão, mas será falando do atraso do relógio em uma hora. Graças a Deus esse horário acabará e essa “tortura” só virá daqui a quase um ano (Rs)!!! Se você não viu o outro post falando dos Efeitos do Horário de Verão click aqui e fique antenada no assunto.

Aqui em casa eu já comecei explicando que o horário de verão ia acabar e que elas iriam dormir quando estivesse escuro e veio um monte de porquês da Bianca (ohhh fase terrível dos porquês)… Hoje começarei a mudança, pois como já sabem eu sigo uma rotina diária com elas (não é todo dia 100% do mesmo jeito mas tem uma certa rotina flexível). Uma serie de consequências apareceram no decorrer da primeira semana (ou até se acostumar com a mudança novamente) e os que mais sentem são os bebês, as crianças e os idosos. Mas tenha paciência!

Como posso fazer essa mudança? De que maneira isso pode atrapalhar o sono dos nossos pequenos?

Bem as crianças que seguem uma rotina estruturada são as que mais sofrem com essa desordem temporal interna, pois o fato de voltar a dormir uma hora mais cedo e voltar acordar uma hora mais cedo gerará sonolência, irritação e as vezes falta de apetite (não que as outras não sofram com isso também). Mas lembre-se que o fato de dormir uma hora mais cedo não quer dizer que acordarão uma hora mais tarde (Meu sonho!!!), normalmente o relógio biológico interno já está bem consolidado e isso quer dizer que o seu pequeno acordará uma hora mais cedo que o horário normal (e haja pique para os pais). Então se ligue nas dicas abaixo para amenizar esse tormento:

1-Se possível introduza a mudança no dia anterior ao inicio, atrasando o relógio em uma hora, ou seja os pequenos irão dormir mais tarde do que o normal. Ou se quiser fazer ainda mais gradual comece a mudança na sexta que antecede o horário de verão você poderá acordar 20 minutos mais tarde que o habitual, no sábado 40 minutos mais tarde e no domingo acordar no horário oficial e dormir mais tarde que o normal da mesma forma gradualmente.

2- Não fez o item anterior, então introduza uma mudança gradual e tranquila com relação as sonecas e alimentação durante a primeira semana ou até a total adaptação.

3- Evite sonecas não habituais durante o dia para não compensar as horas perdidas durante a noite.

4 – Evite atividades físicas ou estimulantes nas horas que antecedem o sono assim como alimentos e bebidas que contenham cafeina e açúcares.

5- Evite refeições pesadas a noite e controle a qualidade da comida.

6- Mas a principal dica pra passar por esse período (início e fim do horário de verão): tenha paciência! Vai passar, vai passar!

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se tem alguma outra dica comente e vamos conversar.

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Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

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