EDUCANDO FINANCEIRAMENTE NOSSOS PEQUENOS

Oi meninas,

Já tem alguns meses que a Bianca quer comprar uma Baby Alive super cara e me pede, e me pede e me pede o tempo todo. No Natal eu quis comprar ela, mas compramos uma que estava em promoção. Resultado ela ainda me pede muito (Rs). E a partir disso pensamos como poderíamos fazer para que ela entendesse (que nem tudo que ela quer, nós podemos comprar) e ajudar no processo de educação financeira dela.

Como estamos fazendo isso? Como você pode fazer isso?

Primeiro de tudo podemos começar a educação financeira a partir de três anos de idade, com essa idade as crianças já estão aptas às primeiras lições sobre o mundo das finanças pessoais. Então mãos à obra, comece já com o seu pequeno!

Antes de nos mudarmos usávamos um quadro de incentivo diário onde a Bianca poderia ganhar uma moeda de R$ 1,00 caso ela se comportasse bem (ela até já comprou um relógio com esse dinheirinho), mas infelizmente eu ainda não o encontrei, então decidimos dar mensalmente uma mesada baseada no comportamento dela (meio subjetivo).

Decidimos incentivar a Bianca a fazer coisas boas e ganhar um dinheirinho para comprar sua própria boneca. Mas como não será suficiente (só a mesada) até o seu aniversário, estamos tentando incentivar a fazer o estrogonofe pra vender e a realizar tarefas de casa em troca de uma graninha extra. Se é o certo, eu não sei! Mas ela está se amarrando nessa história de venda e ganhar seu dinheirinho!!!

 

Mais segue mais algumas dicas de como ajudar no processo financeiro.

 

1 – Quadro de incentivo (esse não é o que eu fiz, retirei a imagem do site da Elo 7, vide aqui).

 

 

2 – Ensine a administração do dinheiro através dos livros, segue abaixo algumas indicações.

ALMANAQUE MALUQUINHO - PRA QUE DINHEIRO?       Kit Educacional Turma da Mônica Descobrindo o Valor das Coisas  A Menina, o Cofrinho e a Vovó

A cigarra e a formiga (Esopo/Jean de La Fontaine);
A galinha dos ovos de ouro
(Esopo);
A bicicleta voadora (Jonas Ribeiro);
Como se fosse dinheiro (Ruth Rocha);
A formiga Emília e a economia (Mara Luquet);
Zequinha e a porquinha poupança (Álvaro Modernell);
O menino, o dinheiro e os três cofrinhos (Reinaldo Domingos);
O pé de meia mágico (Álvaro Modernell);
O poço dos desejos (Álvaro Modernell);
Ganhei um dinheirinho: o que fazer com ele? (Cássia D’Aquino);
O menino, o dinheiro e a formigarra (Reinaldo Domingos),
Quero ser rico
(Álvaro Modernell);
O menino do dinheiro (Reinaldo Domingos);
Ter dinheiro não tem segredo (Reinaldo Domingos)

3 – Ensine a administração do dinheiro através dos jogos, segue abaixo algumas indicações.

Banco Imobiliário Jr(Estrela);
Colonizadores de Catan
(Grow);
Jogo da Vida (Estrela);
Mercado Imobiliário (Algazarra);
Jogo da mesada (Estrela);
Jogo da vida (Estrela);
Corrida à caixa forte  (Grown),
Feche a caixa
(Nova escola);
Monopoly (Hasbro);
Administrando o seu dinheiro (Pais e Filhos)
Jogo da Mesada (Estrela);

4 – Ensine a administração do dinheiro através dos jogos, sites e suas dicas, segue abaixo algumas indicações.

The Money Camp é um programa único de educação financeira para crianças, adolescentes e adultos. O conteúdo é transmitido através de jogos e atividades interativas, que tornam o assunto – que é extremamente denso – em algo natural e divertido. aqui (não testei).

Quebrando o cofrinho é um jogo onde as crianças de 2 a 4 anos aprendem a engordar o cofrinho. Essa é a missão principal desse jogo: recolher o máximo possível de moedas para colocar dentro cofrinho. Vide jogo aqui. (aprovado por mim).

Bankids é um site que com a ajuda dos pais, as crianças de até 12 anos podem abrir uma conta em um banco virtual e aprender muito sobre rendimentos, investimentos, tributos e etc. Ao participar das atividades propostas pelo site, a criança ganha “patakos”, a moeda oficial do banco de brincadeira. Entre nele aqui. (não testei).

 

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem alguma dica de educação financeira, por favor comente e vamos conversar

 

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo