O QUE PODE OU NÃO SER FEITO DURANTE A GESTAÇÃO

Oi meninas,

Hoje conversaremos sobre o que pode ou não ser realizado durante a gravidez para que ela seja confortável e saudável, então se liga nessas recomendações e não se esqueça de seguir a risca as orientações do seu ginecologista (isso é importantíssimo).

 

1 – Pré-natal.

Comece o pré-natal o quanto antes. Faça todos os exames que o médico pedir, fique de olho em qualquer alteração e obedeça a risca as recomendações que ele lhe passar. Não se descuide em nenhum momento.

 

2 – Praticar sexo.

Não a contra indicação medica se a gravidez é saudável, mas lembre-se de que deve ser prazeroso e não um incomodo, busque posições confortáveis.

 

3 – Fumar.

O hábito de fumar é prejudicial a saúde, principalmente durante a gravidez, sem contar que afeta o crescimento do feto. Então PARE!

 

4 – Ingerir adoçantes.

Em geral se aconselha a evitar ou respeitar as doses máximas, já que os estudos são inconclusivos.

 

5 – Tomar laxantes.

Evite, os laxantes provocam contração intestinal, então prefira opções mais saudáveis, como ameixa ou mamão.

 

6 – Ingerir bebidas alcoólicas.

Proibidissímo. A ingestão de álcool durante a gravidez pode acarretar uma serie de problemas como prematuridade, baixo peso e trabalho de parto prematuro.

 

7 – Tomar café.

Evite o excesso, pois pode aumentar o risco de complicações na gravidez e impedir o ganho adequado de peso do bebê. É aceitável tomar duas xícaras médias de café por dia.

 

8 – Usar o salto alto.

A medida que a barriga cresce o equilíbrio da gestante se altera, então prefira saltos mais baixos e de base larga para evitar quedas.

 

9 – Pintar o cabelo.

Apesar de não existir estudos conclusivos sobre o assunto, a utilização de produtos químicos nesta fase não é recomendada, pois cai na circulação sanguínea e pode ser toxico ao bebê. Prefira produtos que não contenha metais pesados.

 

10 – Tomar sol.

Devido às mudanças hormonais que ocorre durante a gravidez, a pigmentação da pele pode aumentar irregularmente em algumas áreas, como no rosto, aparecendo manchas (cloasma gravídico). Use regularmente protetor solar 50 de preferencia com coloração (eu uso um excelente para pele oleosa Avene 50+ color).

 

11 – Tomar anestesia de boca.

Tratamentos dentários podem ser realizados em qualquer período da gestação e a anestesia pode ser administrada desde que não haja contra indicação médica.

 

12 – Submeter-se a Raio-X.

Se necessário você pode se submeter a este tipo de exame, sempre lembrando de avisar os médicos e técnicos que o realizam.

 

13 – Depilar.

Não é aconselhável utilizar produtos químicos, pois podem prejudicar o bebê, já a laser, pode aumentar o risco de manchas. A cera quente ou fria deve ser evitada, pois a sua sensibilidade a dor torna-se maior nos nove meses e também pode causar irritação e encravamento. Por isso o melhor é recorrer à lâmina de barbear.

 

14 – Descolorir pelos.

Descarte agua oxigenado, que pode penetrar e ser absorvido pela pele gerando riscos ao feto. O mais indicado seria utilizar apenas de descolorantes naturais, à base de camomila.

 

15 – Trabalhar em pé.

Dependendo da evolução da gravidez. Quanto maior esforço físico, maior a possibilidade de contração uterina, o que pode provocar aborto ou parto prematuro, então maneire nos esforços no inicio e no final da gravidez. É recomendado o uso de meias compressivas.

 

16 – Conviver com cachorros, gatos e outros bichos.

Alguns animais podem transmitir uma doença chamada toxoplasmose, então evite manusear em demasia as fezes deles, assim como terras e cuidado com a ingestão de carnes mal-passadas.

 

17 – Fazer exercício físico.

Se bem dosada e orientada por um profissional especializado, a atividade física ajuda a ter uma gestação tranquila e saudável, alem de preparar o corpo para o parto. Consulte o medico. Espere até a 12 semana para iniciar alguma atividade física, mas caminhadas leves e hidroginástica não têm contra-indicações.

 

18 – Comer o quiser e quando quiser.

Gravidas precisam comer pequenas quantidades, mas com maior frequência, então o recomendável é cerca de seis a oito refeições por dia. O almoço e o jantar devem ser levemente reforçados em relação as demais refeições do dia. E o ganho médio de uma gestação, sem alteração, deve ser 300 gramas por semana (5% do peso corporal + 6 Kg até o final do período gestacional). Evite doces, massas, refrigerantes, bebidas alcoólicas e frituras.

 

19 – Dirigir.

Nos últimos dois meses deve-se evitar dirigir demasiadamente, pois nesta época as concentrações uterinas normais podem começar a aumentar e prejudicar a concentração. Se precisar fazer viagens longas é recomendável parar a cada duas horas.

 

20 – Remédios.

Muitos remédios são proibidos durante a gravidez (por fazerem mal ou serem abortivos), então não se medique sozinha. Tome somente remédios recomendados pelo seu obstetra e qualquer problema entre em contato com ele ou vá a uma emergência.

 

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem alguma dica para este momento lindo, por favor comente e vamos conversar

 

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo