FELIZ ANO NOVO A TODOS

Oi meninas,

Hoje é o primeiro dia de um ano que será para lá de especial. Então venha comigo em uma viagem pelas curiosidades sobre essa data!

Primeiro coloco um lindo texto para refletir que recebi pelo whatsapp

“Quando 2015 começou, ele era todo seu!

Foi colocado em suas mãos…. Você podia fazer dele o que quisesse. Era como um livro em branco e nele você podia escrever um poema, relatar um pesadelo, rabiscar uma blasfêmia ou desenhar uma oração.
PODIA!

Hoje não pode mais, já não é seu. É um livro já escrito, concluído! É um livro muito peculiar que mesmo tendo sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes e, apesar de tudo, você não poderá corrigi-lo. Estará totalmente fora do seu alcance.

Portanto, antes que 2015 termine, reflita sobre ele, tome mentalmente seu velho livro nas mãos e o folheie com cuidado. Deixe passar suavemente cada uma das páginas pelas suas mãos e pela sua consciência; faça o exercício da leitura de você mesmo. Leia tudo! Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo. Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito. Não, não tente arrancá-las. Seria inútil. Já estão escritas. Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue. Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu e, evitar repetir as coisas ruins.

Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preenchê-lo, toda a imensa superfície do seu mundo. Se tiver vontade de beijar seu livro velho, beije-o. Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele. Não importa o estado em que ele esteja. Ainda que tenha páginas negras, guarde-o e diga apenas duas palavras:
Obrigado e Perdão!!
E quando 2016 chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, em branco, que é todo seu, só seu, no qual você irá escrever o que desejar!

Então Feliz Livro Novo!!!

Valorize tudo de bom que você que tem hoje, Porque a vida é como um livro, cada pagina uma historia. Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje, porque ao virar a página o livro poderá já estar escrito. FIM”

Autor desconhecido

Curiosidade sobre a data

Primeiro a festividade do Ano Novo marca o começo de um novo ano civil, é quando um novo calendário anual é iniciado. No entanto para muitas culturas essa festa não existe e para muitas outras ao redor do mundo esse evento é comemorado de diversas maneiras.

O ano-novo do calendário gregoriano começa em 1 de Janeiro (Dia do Ano Novo), assim como era no calendário romano. Existem inúmeros calendários que permanecem em uso em certas regiões do planeta e que calculam a data do ano-novo de forma diferente. Mas a comemoração ocidental tem origem num decreto do Imperador Romano Júlio César, que fixou o 1 de Janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o Deus dos Portões. Por isso o mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). O povo romano era politeísta, ou seja, adorava vários deuses diferentes, e não existe nenhum relato de que o povo judeu que viveu nessa mesma época tenha comemorado o ano-novo, nem que tampouco que os primeiros cristãos o tenham feito.

A ordem dos meses no calendário romano vai de Janeiro a Dezembro desde o rei Pompilius em cerca de 700 a.C, de acordo com Plutarco e Macrobius. Foi só recentemente que o dia 1 de janeiro voltou a ser o primeiro dia do ano na cultura ocidental. Até 1751, por exemplo, na Inglaterra e no País de Gales (e em todos os domínios britânicos), o ano-novo começava em 25 de Março. Durante a Idade Média, vários outros dias foram diversas vezes considerados como o início do ano civil (1 de Março, 25 de Março, 1 de Setembro, 25 de Dezembro). Em muitos países, como Republica Checa, Brasil, Espanha, Portugal, Itália e Reino Unido, o dia 1 de janeiro é um feriado nacional. (Para obter informações sobre a mudança do calendário juliano para o calendário gregoriano e o efeito sobre a datação de eventos históricos, consulte aqui).

Curiosidade sobre o termo

Réveillon é o substantivo masculino com origem no idioma francês usado para descrever uma festa de passagem de ano.
Quanto à etimologia, réveillon tem origem no verbo em frânces réveiller, que significa “acordar” ou “reanimar” (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano.

Inicialmente, esta palavra foi usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite,um pouco mais tarde, foi usado para denominar a ceia de véspera de Natal e apenas por volta do século XX o termo réveillon passou a designar as celebrações do Ano Novo.

Curiosidades sobres as superstições

Para quem é supersticioso, usar a cor certa na noite do réveillon para atingir seu desejo é  apenas uma das dezenas de tradições ara a virada do ano. Existe diversas simpatias para quem deseja sorte, dinheiro, amor e prosperidade para o ano que se inicia. E pular ondas do mar, comer lentilha, comer uva, guardar o dinheiro na carteira ou evitar a ingestão de aves que ciscam para trás já são crendices batidas. Mas, vamos para outras simpatias menos conhecidas:

Para ganhar bastante dinheiro

Você vai precisar de: uma moeda. Este ritual era praticado pelos romanos e deve ser feito após a meia-noite, no dia 1º de janeiro. Você deverá cumprimentar todas as pessoas que encontrar desde a festa de réveillon com um aperto de mão segurando a moeda com a mesma mão do cumprimento. Assim que sentir a pressão da mão da outra pessoa, mentalize sorte e prosperidade, pra você e pro outro. Assim, ambos ganharão bastante dinheiro nesse ano que começa.

Para arrumar um novo emprego

Você vai precisar de: papel em branco, uma caneta, copo virgem, açúcar, mel e água. No dia 1° de janeiro escreva seu nome completo em um papel branco. Depois, coloque o papel com seu nome dentro do copo e acrescente uma colher de açúcar ou de mel. Encha o copo com água e coloque num lugar alto por uma semana. Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria todos os dias em frente ao copo. Assim que você arrumar o emprego, tome um banho com a água do copo. O banho deverá ser feito do pescoço para baixo. Jogue o copo fora.

Para emagrecer

Você vai precisar de: uma batata e feijões crus. No primeiro dia do ano, pegue a batata e faça um furo para cada peso que você quer eliminar. Se quiser emagrecer oito quilos, faça oito furos e dentro de cada um deles coloque um caroço de feijão. Depois é só enterrar a batata no quintal.

Para atrair sucesso profissional e prosperidade

Você vai precisar de: romã e um saquinho de pano vermelho. No dia 6, dia de Reis, coloque uma romã dentro de um saquinho confeccionado de pano vermelho e ofereça aos 3 Reis Magos – Baltazar, Gaspar e Belchior(ou Melchior). Pendure esse saquinho atrás da porta e deixe lá o ano inteiro para atrair sucesso profissional e pessoal e muita riqueza e prosperidade. Poderá ser feito também no dia 20 de março quando começa o ano astrológico.

Para atrair harmonia familiar

Você vai precisar de: um vaso (deve ser branco, de porcelana ou de vidro), água, seis moedas, cebolinha e três rosas brancas. No dia 1º, pegue o vaso virgem, encha-o de água e deposite seis moedas, uma cebolinha e três rosas brancas. A cada sete dias, troque tudo. Um bom dia para fazer isso é na sexta-feira. Lembre-se: as moedas devem ser sempre as mesmas.

Para conquistar um grande amor

Você vai precisar de: uma maçã, canela, cravo da índia, erva-doce, mel. No dia que você quiser parta uma maçã em quatro partes. Numa panela, coloque para ferver a fruta, três raminhos de canela, três cravos-da-índia, um punhado de erva-doce e uma colher de café de mel. Deixe esfriar e coe. Tome banho jogando esse liquido do pescoço para baixo. Repita este banho nos sete dias da lua crescente ou cheia.

Fantástico 2016 para todos nós!

Fonte do texto Wikipédia e foto do texto retirada do Google.

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa idéia…e se você tem alguma dica de Ano Novo para contar, por favor comente e vamos conversar.

 

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo