ROTINA NOTURNA DA BIANCA E DA LAURA

Oi meninas,

No final de Outubro eu postei 10 dicas do porquê manter uma rotina com os seus babys e hoje eu vou continuar falando sobre essa rotina. Se você ainda não se convenceu depois dos meus 10 motivos fique atento com tudo neste post sobre a rotina noturna da Bianca e da Laura.

Mas Vanessa, por que eu devo seguir uma rotina? Por que é tão importante ter uma rotina para a hora de dormir? O que devo fazer? Que horas eu devo começar? A rotina diurna deve ser a mesma da noturna? Leia as próximas dicas e entenda o porque é tão importante manter uma rotina/ sequência para a hora de dormir.

 

1 – MANTENHA UMA SEQUÊNCIA PARA A HORA DE DORMIR

Bem a rotina antes de dormir se transforma em um sinal para o bebê de que está na hora de dormir, seja ela uma soneca curta (diurna) ou uma soneca longa (noturna), ela provoca a longo prazo uma resposta condicionada no bebê. Por isso é de fundamental importancia sinalizar e preparar o bebê para esta hora. Abaixo segue alguns itens que você pode escolher para a sequencia que melhor se adaptar a sua residencia:

  1. Troca de fralda e de roupa
  2. Dar um banho morno e tranquilo
  3. Realizar uma imersão de baldinho (não é o banho propriamente dito)
  4. Fazer uma massagem shantala
  5. Escovar os dentes
  6. Enrolar em uma manta ou cueiro
  7. Ler livros
  8. Cantar
  9. Colocar uma música suave
  10. Embalar
  11. Amamentar ou dar a mamadeira
  12. Caminhar

 

2 – O MOMENTO QUE ANTECEDE A HORA DE DORMIR DEVE SER TRANQUILO

Lembre-se sempre que o momento que antecede a hora de dormir deve ser tranquilo então diminua o ritmo das atividades, a luminosidade e os sons. Escolha, anote a sua rotina e siga ela de forma especifica, abaixo segue exemplo de uma:

19:30  Banho/Massagem/Escovar os dentes

20:00 Ler/Apagar as luzes/Amamentar/Massagear as costas

20:30 Dar boa noite e sair com o bebê acordado (de preferência)

 

3 – UMA ROTINA FLEXIVEL É MELHOR

A rotina precisa de consistência então no periodo de adaptação, evite saídas na hora de dormir. Se precisar sair, tente chegar um pouco antes do horário e reduza o tempo gasto em algumas atividades se preciso. Para ajustar o relógio biologico e ter sucesso, mas é necessário tentar manter sempre a mesma hora todos os dias mas observar o seu filho sempre. Se ele estiver inquieto, choroso ou já demonstrando sinais de cansaço, de repente é hora de ignorar algumas etapas e ir direto pra cama. Sempre avalie!

 

4 – NÃO DEIXE DE REALIZAR EVENTOS IMPORTANTES POR CAUSA DA ROTINA

As vezes temos que abandonar a rotina para sermos madrinha de um casamento ou prestigiar o aniversário de 100 anos da vovó. Não pense em tentar sair da festa mais cedo para seguir a rotina, retome a rotina no dia seguinte. Mas lembre-se de não tornar o especial em rotina!

 

5 – APROVEITE A ROTINA DURANTE TODA A INFÂNCIA

Esses momentos de tranquilidade que antecedem o dormir é super importante para o dezenvolvimento das crianças e normalmente eles gostam até cerca dos 10 anos. Então aproveitem ao máximo e evitem brigas e confrontos desnecessários . A vida muda e o mesmo ocorre com a rotina para dormir!

 

6 – ESTABELEÇA UM HORÁRIO PARA DORMIR CEDO

O relógio biologico do bebê é previamente ajustado para dormir cedo, então se os pais seguirem esse horário, o bebê dormira com mais facilidade e mais tranquilo. Seu sono se torna mais profundo e com o passar do tempo mais consistente. Deixar ele mais tempo acordado para mantê-lo mais cansado para que assim ele durma melhor, terá um efeito contrário. Então eu sugiro que mantenha um horário inicial de 19 horas e vá aos poucos passando esse horário para mais tarde, se necessário, mas não o estenda para depois das 21 horas.

 

7 – ENCONTRE A MELHOR HORA PARA SEU FILHO

É muito fácil para você escolher a hora que todos os bebês vão dormir, Vanessa? Meninas eu dei uma sugestão para vocês baseado em todos os livros que li sobre o sono (que foram muitos), mas você deve analisar as necessidades dos pais (caso vcs cheguem muito tarde do trabalho) e as necessidades dos bebês. Experimentem até encontrar a melhor hora para todos (façam sempre o processo de 7 a 10 dias para a fixação das mudanças).

 

8 – PERSISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA

Lembre-se que a persistência é a alma do negócio. Assim que o bebe dormir a noite toda, todas as noites, pode-se mudar a hora de dormir para mais tarde e avaliar se essa diferença afeta o sono dele. Não se esqueça que bebê tranquilo com certeza será motivo para a aquisição de bons e inesquecíveis momentos e deixará os pais mais confiantes e tranquilões também!

 

9 – FAÇA O BEBÊ TIRAR SONECAS REGULARES

A duração e a qualidade do sono diurno afeta o sono noturno e vice versa, então regularize os dois. Eu sugiro começar sempre a organizar o diurno, por ser mais fácil e curto. Após ele estar bem administrado o noturno, com ajuda de alguém, por ser longo e difícil, ele requer mais persistência. Os sonos diurnos devem ser de 1 hora e meia até 2 horas e meia, mas análise o comportamento do seu bebê (nem todo bebê é igual, então veja se ele parece bem descansado da forma como seguem).

 

10 – ENSINE-O A DORMIR DE DIVERSAS MANEIRAS

Nem sempre o berço será a melhor opção em um determinado momento. As vezes é necessário ensinar o bebê a dormir de outras formas, como por exemplo no colo, no carro, no shopping, numa festa, na cama, mamando, com ou sem chupeta. Mas seja como for, eu sugiro nos primeiros 4 meses tornar o berço em um lugar agradável, ensiná-lo a dormir nele sem necessidade de objetos de agrado ou estimação (naninha, chupeta, lençol) e ensiná-lo a dormir sozinho sem embalar ou amamentar. A longo prazo essas medidas são boas, mas cada caso é um caso!

 

Bem essas foram as minhas novas 10 dicas, e mais pra frente darei outras dicas como por exemplo tirar a necessidade de sugar para dormir (chupeta ou peito ou mamadeira), ou como prolongar as sonecas. Então fiquem ligadas no Educamãe!

E abaixo segue o vídeo da rotina noturna da casa da Nê!

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem alguma dica para a hora do sono, por favor comente e vamos conversar.

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo