FIQUE DE OLHO NOS ITENS DE SEGURANÇA parte 1

Oi meninas,

Vamos conversar um pouquinho sobre segurança. Você é uma mãe pirada? Cheia de preocupações e neuroses? Eu confesso que não sou nenhum pouco. Kkkkkk. Não presto muita atenção antes de comprar alguns itens, mas à medida que vou lendo e estudando, vou vendo a importância de certas normas e recomendações. Não deveria ser assim, né?! Mas a vida corrida as vezes nos impede de raciocinar. Se não o cansaço!

Mas quando se trata da segurança e bem-estar dos nossos filhos todo o cuidado é pouco (literalmente pouco). Então mãos à obra, vamos verificar os itens de segurança e correr para corrigir as possíveis causas de acidentes domésticos…. Afinal estamos falando dos nossos maiores bens, nossos filhos!

QUARTO DO BEBE

  1. Compre sempre berços com as medidas corretas e que tenha o certificado do Inmetro (depois posto um artigo sobre).
  2. De preferência a berços com bordas arredondadas e que tenham rodas e grades com travas.
  3. Posicione o berço longe de cômodas, janelas, cortinas e persianas, para evitar quedas e enforcamentos (ha ha ha a minha mais velha dormia embaixo da janela, da cortina, quando passou a ficar em pé, não retirei o mosquiteiro).
  4. A baba eletrônica deve ficar a uma boa distância do berço e mantenha sempre o fio escondido.
  5. Esconda todos os fios elétricos atrás dos moveis. E cubra as tomadas com protetores.
  6. Evite deixar acessórios muito volumosos dentro dos berços, principalmente enquanto o bebe estiver dormindo (vamos todas fazer um abaixo contra o protetor de berço, serve para que mesmo?! Brincadeiras à parte, sou a favor de um modelo em especifico, depois coloco um post sobre isso, mas novamente confesso minha mais velha usou ate mais ou menos uns 10 meses).
  7. Quando o bebe conseguir ficar de quatro ou sentado, retire todos os mobiles ou objetos dependurados e abaixe um pouco o estrado e assim que começar a ficar de pé, abaixe ao máximo o estrado do berço.
  8. Mantenha as grades do berço sempre erguidas e travadas, mesmo quando o bebe não estiver nele.
  9. Use protetores de porta, de espuma ou borracha, para evitar que elas fechem e prendam os dedos da criança. Se não encontrar, improvise com um tecido atado às maçanetas, que impeça a porta de fechar.
  10. Coloque o bebê para dormir de barriga para cima (ahhh fala sério, o que eu faço com a maldit…bendita cólica). Se estiver frio, evite usar cobertores e lençóis, coloque uma roupa mais quentinha.
  11. Não deixe o bebê dormir em cima de superfícies muito fofas, como sofás moles e edredons (dormir no colo pode produção? Rs).
  12. Não deixe produtos de higiene pessoal e remédios ou qualquer um que o bebe possa colocar na boca perto dele sem ou com a sua supervisão.

BANHEIRO

  1. Restrinja o acesso do bebê a esse ambiente. Crianças pequenas podem se afogar em poucos centímetros de água, como a da privada ou de um balde.
  2. Nunca, jamais deixe o bebê na banheira sem supervisão ou na supervisão de outros menores, nem por um segundinho só.
  3. Não dê banho no tanque, nem deixe seu filho subir em peças de louça como pias, pois elas podem se desprender da parede.
  4. Deixe tudo organizado antes de iniciar o banho, para que você não precise se ausentar nem por um segundo durante.
  5. Encha a banheira apenas o suficiente para cobrir as pernas do bebe.
  6. Use água morna e não quente (experimente a temperatura com o pulso ou use um termômetro – água deve estar entre 35°C e 37°C).
  7. Se necessário coloque antiderrapante no fundo da banheira.
  8. Na hora de trocar a roupa e/ou fralda sempre mantenha uma das mãos no bebe. Deixe todos os acessórios a sua mão e fora do alcance do bebe.
  9. Não coloque roupas com cordões e se tiver tire-os. Verifique se não há botões ou outras partes que possam estar se soltando.
  10. Brinquedos durante o banho serão bem-vindos, mas tenha cuidado com possíveis partes que podem se soltar.
  11. Não utilize o chuveirinho diretamente no bebe sem verificar antes a sua temperatura. A água dele pode estar em uma temperatura inadequada.
  12. Novamente não deixe os produtos de higiene pessoal ou qualquer um que o bebe possa colocar na boca perto dele sem ou com a sua supervisão.

CARRO

  1. Jamais deixe o bebe sozinho no carro, nem por um segundinho, o carro superaquece rápido.
  2. Trave sempre a porta do carro (aquela trava que impede que a criança de abrir a porta por dentro). Deixe também sempre o vidro elétrico travado.
  3. Leve seu bebê sempre na cadeirinha virada de costas para o movimento do veículo, no mínimo até ele ter 1 ano e/ou 9 kg, ou pelo máximo de tempo que o modelo de cadeirinha permitir.
  4. Instale corretamente a cadeirinha, virada para trás e de preferência no meio do banco de trás. Lembre se que para isso é preciso seguir as orientações da marca do bebe conforto e da cadeirinha.
  5. Se possível utilize um espelho para que veja brevemente o bebe (isso não é muito aconselhável, mas com a minha mais velha, eu ficava morrendo de medo, pois ela teve refluxo e toda vez que ela engasgava eu pirava até que comprei um espelho). Mas se o bebe estiver chorando muito encoste o carro. Não tente acalma-lo virando para trás enquanto dirige.

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se eu esqueci de algum item, por favor comente.

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo