CRIANDO UMA ROTINA ESTRUTURADA PARA O RECEM-NASCIDO

Oi meninas,

Vou começar minha jornada blogueira falando de um dos temas que mais gosto e que sou a favor. Vou revolucionar e polemizar logo de cara…Meninas, sou muito fã da encantadora de bebês e da utilização de rotina para os pequenos, mas antes que me crucifiquem ou desistam de ler, quero deixar bem claro que sou contra a utilização da metodologia de Ferber. Se vocês não conhecem fiquem tranquilas pois explicarei essas metodologias mais à frente.

 

Um dos aspectos mais desafiadores nesses primeiros anos de vida é conciliar as necessidades do bebe com as necessidades dos pais e irmãos. Sério, as dificuldades realmente irão aparecer. Não será um conto de fadas e algumas coisas que você julgava fácil, vai ser difícil, e outras que você julgava difícil será muito fácil.

No entanto aplicar uma rotina estruturada e previsível ajudara você a entender os sinais e a linguagem corporal do seu bebe. Essa interpretação a ajudará a tomar decisões de acordo com a dificuldade de tal momento.

Não existe um antidoto magico para resolver todos os problemas dessa fase, mas basta ser uma mãe ou pai paciente e acredite essa fase difícil vai passar! E rápido!

 

A não ser que o bebe seja prematuro ou de baixo peso eu sugiro que comece a introduzir uma rotina de 3 em 3 horas até os 4 meses de idade. Mas as primeiras 6 semanas servirão de ajustes e adaptação de ambas as partes (mãe e bebe), então tente realizar a rotina sem muito estresse (acredite, quanto mais calma você for, mas calmo será o seu bebê, e não se culpe se ele não for tão calmo quanto você gostaria que ele fosse). Preste bem atenção nos sinais que o seu bebe da, ouça o que o seu choro diz (depois eu coloco um post sobre isso). Isso é muito difícil, eu sei, mas tente, observe.

 

Eu utilizei a rotina (com adaptação as minhas necessidades) e dicas do Livro Rosa da Encantadora de Bebes, Tracy Hogg e Melinda Blau. Mas friso novamente, não se apegue tanto ao relógio no início e sim aos sinais (eu só aprendi isso agora com a minha segunda filha. Uma hora a gente aprende, né?!), e com 6 semanas de vida o E.A.S.Y ficara mais fácil de ser seguido. Além do que utilizar essa rotina evita você superestimule o bebe e consequentemente ele terá boas sonecas diárias e dormira gradativamente por mais tempo a noite (acredito que isso seja seu maior sonho, pelo menos nos momentos de maior cansaço e depressão).

 

O que vem a ser o E.A.S.Y e como ele funciona?

As siglas significam o que fazer naquele momento. E (eating): mamar, seja o peito ou a mamadeira. A (activity): troca de fralda, brincadeiras, passeios, conversas, danças, banho etc. S (sleep): ritual da soneca e soneca propriamente dita. Y (you): tempo destinado a você (pode ser utilizado para: dormir, higiene pessoal, alimentação, arrumar casa ou trabalhar).

 

Segue abaixo a tabela que eu segui, mais ou menos, desde o parto no hospital até as minhas filhas completarem 6 semanas. Após esse período a tabela vai alterando aos poucos (vou postando cada mudança de tabela e fase do bebê). Se o seu bebe pesar menos de 2,9 Kg ou for prematuro, inclua ele no programa alimentar de 2 horas ou 2 horas e meia (mama cerca de 30 minutos, atividade cerca de 10 minutos e dorme cerca de 1 hora e meia) e quando ele começar a ganhar peso, provavelmente o intervalo das mamadas irá aumentar assim como o tempo de atividade e dessa forma ele poderá entrar na rotina de 3 horas.

 

Mas lembre-se: divirta-se com seu bebê, pois essa fase passa rápido demais. E no pior das hipóteses, vai passar, vai passar! Rs

 

E 07:00 mamada
A 07:45 atividade
S 08:00 1ª soneca da manhã
Y 08:15 meu banho
E 10:00 mamada
A 10:45 Banho
S 11:00 2ª soneca da manhã
Y 11:15 meu almoço
E 13:00 mamada
A 13:45 atividade
S 14:00 1ª soneca da tarde
Y 14:15 soneca da mãe
E 16:00 mamada
A 16:45 atividade
S 17:00 2ª soneca da tarde
Y 17:15 minha tv
E 18:30 mamada
A 19:00 atividade
Y 19:20 ritual noturno
E 19:30 mamada
S 20:00 Berço
Y 20:15 minha janta
E 23:00 refeição dos sonhos
E 02:00 mamada noturna
E 05:00 mamada noturna

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se tiver dúvidas deixe um comentário, e vamos conversar!

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

4 Comentários

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo