ACALME SEU FILHO COM O POTE DA CALMA

Oi meninas,

Eu gostei muito desse historia que eu ouvi e resolvi fazer, testar e comprovar (ou não) se funciona. Vou explicar como funciona esse pote, como fazê-lo e depois venho descrever como foi minha experiência prática.

Esse instrumento foi inspirado no método da educadora Maria Montessori*. O pote ou vidro da calma também é conhecido com Calming Jar e promete acalmar as crianças logo após os momentos de choro ou briga. A função dele é ajudar as crianças a se acalmar, dando a elas um tempo necessário para respirar e controlar as suas emoções e assim poder externar (ou não) suas tristezas, raivas e frustrações. O efeito visual provocado pela magica movimentação do glitter, água e cores desperta nas crianças uma sensação de tranquilidade e com a atenção voltada para ele, aos poucos irão se acalmando e voltando para o momento presente.
Segue descrição de Como fazer o Pote da Calma.

DSCN0912Materiais necessários

  • Água quente
  • 1 pote de vidro com tampa
  • 1-2 colheres de sopa de cola Glitter
  • 3-4 colheres de sopa de Purpurina
  • 1 gota de Corante alimentar
  • 1-2 colheres de sopa de Shampoo neutro incolor ou Glicerina (opcional)

 

Despeje no pote a cola Glitter e a água, na quantidade necessária que caiba dentro do recipiente (lembre-se de deixar um espaço para que a água possa ser agitada). Vá mexendo até dissolver totalmente a cola Glitter nessa água. Depois coloque a purpurina e o corante alimentar. E por ultimo o shampoo ou glicerina (estes dois materiais servem para retardar a descida da purpurina, é opcional o seu uso). Tampe bem o pote e voi-lá, está pronto!

Se ainda estiver com dúvida de como se faz segue um vídeo que ensina o passo a passo, retirado do You Tube do canal da MsXialin.

 

 

Eu resolvi fazer dois potes, um azul (cor que acalma e tranquiliza) e um rosa (cor preferida da Bianca). Vamos ver como será a recepção e utilização dessa ferramenta! Tente você também e venha me falar como foi!

Fontes: Gembelina e MsXialin

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem alguma outra dica de como podemos acalmar nossos pequenos ou pelo menos ajudá-los, por favor comente e vamos conversar.

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo