ROTINA DIURNA DA BIANCA E DA LAURA

Oi meninas,

Vocês devem estar pensando….de novo o assunto sobre rotina?! É, eu sou a menina da rotina. Rs Brincadeiras a parte, eu sou fã de manter uma rotina, seja ela qual for (a sua, de preferência). Mas ela deve ser estruturada, previsível e flexível (aprendi com a minha segunda filha) e a principalmente (SUPER DICA), baseada nas características do seu bebê.

Mas por que eu devo seguir uma rotina? Então, se você ainda não se convenceu, segue 10 motivos para se manter uma rotina com seu bebê/criança:

1- O bebê não fica tão ansioso se você mantiver uma programação diária pois ele saberá o que espera a seguir (por exemplo mama, brinca e dorme).

2- Evita a super estimulação e consequentemente sonos mais tranquilos (boa qualidade do sono).

3- Ajuda na regulação do relógio biológico interno, consequentemente o funcionamento do corpo e diferenciação do dia e da noite

4- Promove conforto e segurança, pois o bebê sente que não estará sozinho se souber que o berço é seguro e que você retornará.

5- Auxilia a identificação dos sinais do bebê, como por exemplo cansaço, sono, fome.

6- Ajuda na organização da casa e do seu dia a dia.

7- Você pode ter um tempo destinado a você, se o bebê dorme tranquilo, a mãe poderá comer, tomar banho, fazer uma atividade física, ler um livro ou qualquer outra coisa.

8- Você poderá passar um tempo com o maridão ou fofocar com a amiga.

9- Melhora o rendimento escolar.

10- Melhora a capacidade de resolver problemas, dificulta as chances de desenvolver hiperatividade e problemas emocionais

Mas lembre-se implante uma rotina sem estresse e com bom senso. Pode ser que seu filho demore para se adaptar à rotina ou até mesmo nem se adapte a nenhuma. Isso é normal, mas a DICA mais importante é se manter firme e repetir a técnica (a sua) por pelo menos 7/10 dias antes de fazer qualquer mudança. Aos poucos a criança vai ficando mais segura ao saber o que virá a seguir e, com certeza, vai dormir melhor, e também a medida que cresce vai entendendo e internalizando o ritual.

O vídeo abaixo é uma amostra de como apliquei com a Bianca e como aplico a rotina diurna com a Laura. Vale ressaltar que essa rotina foi implantada desde o primeiro dia de vida, por isso as minhas filhas não choram desesperadamente quando as coloco no berço e não dão muito trabalho. Mas nem tudo é flores….tem dias e dias!

 

 

Aguardem as cenas dos próximos capítulos sobre rotina infantil.

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se tem alguma outra dica comente e vamos conversar.

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo