É SÉRIO? PRECISA HIGIENIZAR? MAS COMO?

Oi meninas,

Hoje vamos conversar um pouco sobre como limpar os brinquedos dos nossos pequenos. Confesso que sempre limpei de um jeitinho só meu e hoje fui pesquisar sobre como limpar certinho cada tipo de material. Primeiro vou falar sobre como eu fazia e depois o que eu achei…. Eu normalmente lavava (uma vez por mês) os de pelúcia na máquina com o mesmo sabão que eu utilizo para lavar as roupas das meninas (sabão Ola – Bebe) e o restante dos brinquedos eu lavo com sabão detergente ou o protex para as mãos, e algumas vezes passava apenas um pano com álcool (aquele de cozinha mesmo). E para aquelas manchas grossas e difíceis, tipo caneta/canetinha, usava veja e esfregava com esponja (o lado abrasivo mesmo, sem dó nem piedade).

Bem, minha filha mais velha nunca teve grandes problemas de saúde por causa disso e grande parte dos brinquedos dela estão sendo usados pela menor agora, ou seja, eles duraram bastante. Rs

 

A pediatra da minha filha aconselhou que a limpeza ocorra semanalmente para aqueles brinquedos usados com frequência. Já aqueles que ficam guardados por mais tempo ou que são muito delicados, tipo ursinhos de pelúcia, bonecas de pano ou aparelhos que tenham pilha, podem ser higienizados a cada quinze dias. No entanto eu como mãe e como professora, limpo diariamente os brinquedos que são babados (para as minhas filhas, eu não deixo a baba de um dia se misturar com o do outro e para os meus alunos, não deixo que a baba de um aluno se misture com a de outro). Meu jeitinho Mônica de ser (metáfora friends).

Não se esqueça que o local em que as crianças brincam também merece atenção e deve ser limpo diariamente. Agora as dúvidas surgiram na sua cabeça… Que produto utilizar? Posso esfregar? Posso lavar à máquina? Posso passar álcool ou outro produto de limpeza? Veja a seguir como higienizar corretamente cada tipo de material. Segue abaixo o que eu pesquisei e fiquem tranquila pois eu testei e aprovei a maioria.

 

Cercadinhos

Bero-Camping-Desmontvel-Burigotto-20141024143908Tire pelo menos um dia por mês para realizar uma limpeza mais detalhada e minuciosa, mas limpe diariamente ou quando o bebe utilizar. Não tem coisa mais chata do que limpar o bendito cercadinho.

Evite produtos abrasivos em todo o cercado. Limpe as partes de plástico com um pano umedecido com álcool 70% ou esfregando sabão neutro com o lado não abrasivo da esponja e usando pouca agua seque com outro pano. Não lave o cercado com água em abundância, pois pode desgastar os materiais da lateral e mofar o fundo do cercado. Na estrutura, utilize um pano umedecido em água e sabão neutro, limpando-o com outro tecido umedecido em água. Enxugue com um pano seco.

 

Bonecas

flea-market-771333_1920Devem ser lavadas a mão com sabonete neutro e lado da esponja não abrasiva (dependendo da sujeira isso funciona). Para bonecas pequenas, tipo Barbies, pode se utilizar escova de dente com cerdas macias. Use xampu ou sabonete neutro para lavar cabelos de boneca feitos de nylon. Penteie os fios com uma escova macia enquanto eles ainda estiverem molhados (pentear cabelo de boneca é uma eca de chatice, principalmente aqueles embolado, mas eu confesso, confesso…continuo utilizando veja para tirar a sujeira mais grossa e as vezes ponho na máquina na função lavagem rápida. Apesar de ter visto que isso pode afetar a saúde dos pequenos ou diminuir a vida útil, VEJA é tudo de bom para deixar a peça mais branquinha). Vi essa semana o uso de Acnase + Sol para tirar manchas de canetinha no rosto, mas esse eu não testei, mas segue a dica.

 

 

Chão

vacuum-cleaner-657719_1920Utilize um pano umedecido com a mistura magica descrita abaixo e limpe o chão com pano e rodo. Evite varrer para não espalhar o pó no ar (eu acho isso muito difícil, então prefiro varrer quando as meninas estão dormindo).

Segue a receita da mistura mágica para a limpeza diária do chão: para cada litro de agua você mistura 4 colheres de chá de vinagre branco, 1/2 limão espremido, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, 2 colheres de chá de amaciante de roupa (confesso que achei essa mistura em um site de limpeza doméstica, não me lembro o qual – assim que achar eu volto e post pra vocês, e não acreditei muito nela, mas eu testei e deixa a casa limpinha e muito perfumada, Dica nota 10).

 

EVA e material plástico

 

tatame-eva-tapete-50cmx50cm-frete-gratis-acima-de-10-pecas-14519-MLB4566758673_062013-Oanimal-89206_1920Pode-se usar sabão detergente ou qualquer outro neutro, esfregar com o lado não abrasivo, lavar com agua, ou simplesmente passar um pano com álcool 70%. Pecas que acumulam agua em seu interior, deverão ser esvaziadas totalmente cada vez que forem mergulhadas. E a cada 15 dias deixe-os imersos por meia hora em uma solução composta por uma colher de sopa de agua sanitária para cada litro de agua (essa medida visa prevenir o aparecimento e crescimento de fungos). Não muito diferente do que eu já fazia.

 

Pelúcia e tecidos
dolls-122946_1920Alguns desses brinquedos podem ser lavados a máquina, preste atenção na etiqueta, caso tenha restrição lave-os a mão. Eu lavo na máquina a maioria das pelúcias pelo menos uma vez ao mês (sou meio cri cri com isso), direto sem ser em sacos apropriados, mas dependendo utilize-os. Mas agora com a nossa nova máquina lava e seca, eu esterilizo de 15 em 15 dias (tem essa função na minha, que foi comprada exatamente por isso), porem tome cuidado com essa função, pois ela utiliza alta temperatura, brinquedos com pilhas e outras partes eletrônicas podem ser danificadas. Nesse último caso eu recomendo usar a função desodorização (mesmo tipo de esterilização, mas sem a alta temperatura), mas confesso que estou receosa de usar, pois tenho medo de quebrar algum brinquedo e ter um ataque de BIRRA por conta disso.

Não recomendo tirar o enchimento para não danificar o brinquedo. Exponha sempre ao sol para reduzir eventuais mofos e ácaros.
train-189828_1920Madeira

Limpar com pano levemente umedecido com álcool 70% ou espanador, nunca usar agua e sabão, pois poderá danificar o brinquedo ou alterar a cor.

 

roundabout-429453_1920Metal

Limpar som pano umedecido com álcool 70%. Se não for de ferro, pode ser lavado com agua e sabão, mas caso tenha eventuais focos de ferrugem, pode se pintar com tinta ou substituir a peça.

 

Eletrônicos

fisher-price-cuco-aprender-e-brincar-1toy-piano-942355_1920Limpar somente a parte externa dos aparelhos com pano umedecido com álcool 70% ou espanador. No caso de brinquedos que não sejam usados regularmente, retire as pilhas ou, a cada 15 dias, deixe-os funcionando por alguns instantes, para que as pilhas se conservem em bom estado e não danifiquem os circuitos internos (Meninas, isso é sério, eu não fiz isso, simplesmente larguei a pilha lá dentro por dois anos e estourou a pilha no compartimento da cadeira da fisher price da minha mais velha, então eu SUPER RECOMENDO).

 

Brinquedos-de-sucata-002Sucata

Limpar de acordo com o material que ele é feito. Limpe-os cuidadosamente antes de ser elaborado.

 

Foto do Brinquedo de sucata retirado do site Artesanato Reciclagem http://www.artesanatoereciclagem.com.br/3838-brinquedos-de-sucata-dicas-e-modelos.html

 

Outras maneiras de se limpar alguns materiais

  • Para materiais resistentes pode-se mergulhar em água fervente por aproximadamente 10 minutos
  • Para brinquedos plásticos e bastante utilizados pelos bebe misture o vinagre e a água, em partes iguais, em um borrifador. Borrife brinquedos sujos com a mistura e deixe-a agir por 15 minutos. Limpe os restos da mistura de água e vinagre com água corrente. Pode ser utilizado água morna e bicarbonato de sódio do mesmo jeito que a mistura anterior.
  • Para brinquedos de plásticos e resistentes com o calor da lava loucas, coloque-os na prateleira superior e ajuste a máquina para sua configuração de calor a seco. Isso eu não terei como testar, se alguém tiver lava louças testa e nos conte como foi..

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem alguma dica de limpeza para indicar, por favor comente e vamos divulgar outras ideias.

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo