TERROR NOTURNO OU PESADELO: O QUE DEVO FAZER!

Oi meninas,

Há alguns meses atras eu estava sofrendo com o medo noturno da Bianca, ela acordava gritando desesperada e chorando, as vezes estava acordada e outras dormindo mesmo – tipo olhos abertos e distantes, você fala com ela e ela não responde (as vezes ela ate fazia xixi sem querer) e só voltava a dormir com um de nós por perto (Eu ou o Du). Conversando com as amigas que já passaram por isso e com a psicologa da escola, surgiu muitas ideias e dicas para passar por essa fase. Então não se esqueça como todas as outras fases essa também vai passar e com essas dicas ainda mais fácil!!

 

O que é terror noturno?

 

O terror noturno é um distúrbio do sono caracterizado por gritos durante o sono acompanhado do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrorífico durante o sono. Geralmente inicia durante a primeira parte do sono durando cerca de 1 a 10 minutos, começa com manifestações comportamentais de intenso medo (ainda durante o sono) culminando em um despertar abrupto com um grito de pânico e respiração rápida. Esses sonhos são difíceis de serem recordados  na hora ou no dia seguinte.

 

O que é pesadelo?

 

Pesadelo é uma perturbação qualitativa do sono, ou seja, um distúrbio que se passa na nossa cabeça enquanto dormimos, na maior parte das vezes de origem psicoafetiva. São sonhos assustadores que usualmente interrompem o sono subitamente por um medo intenso, ansiedade e sentimentos de perigo iminente. A pessoa tem lembrança imediata do contexto assustador do sonho e está completamente alerta logo após o despertar, com pouca confusão ou desorientação.

 

O que devemos fazer caso a criança tenha uma crise?

 

No primeiro caso não se deve acordar ou pegar a criança no colo, pois você poderá piorar a crise ou fazer a criança acordar deixando-a atordoada, lembre-se que ela está dormindo. Essa crise passará rápido, então espere ao lado e aproveite faça uma oração (pode ser a oração da criança ou uma ave maria). No segundo caso, tente acalmar a criança colocando-a no colo e confortando-a, converse falando baixo e escutando caso ela queira falar algo, mas não enalteça o sonho, reze ou cante uma canção até ela se acalmar e ponha-a para dormir.

 

10 dicas para evitar ou passar por esse período sem muito aperto ou desespero:

 

1 – Oração do anjo da guarda das crianças: o poder da oração é simplesmente o poder de Deus, o qual escuta e responde às nossas preces, então oremos sempre, principalmente antes de dormir.

Resultado de imagem para oração anjo guarda

 

a-cup-of-water-904698_1920

2 – Água: a água não irá acabar com o stress do momento mas aliviará a tensão, acalmando a respiração e reduzindo a pressão sobre o coração, logo ajudará no processo de pegar no sono.

 

Resultado de imagem

 

3 – Vela protetora: crie uma historia para esta vela, diga que ela é magica e especial pois quando ela derreter te protejerá de todo o mal e vira um santinho que te protejerá para sempre (eu comprei uma que vinha um santinho dentro).
dream-filter-493360_1920

4 – Filtro dos sonhos: o filtro dos sonhos é um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os “sonhos negativos” dos “sonhos positivos”, além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

 

image

 

5 – Anjos da guarda: são anjos que segundo as crenças cristãs Deus enviou no dia do nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida.

 

fullsizerender-1
6 – Spray anti monstro: pegue um spray daqueles de jardinagem para fazer o spray repelente de monstros. Novamente crie uma historia para esta dica, diga que o spray irá combater o imaginário “do mal” e todos os monstros do mundo inteiro e como é algo concreto, algo que a criança consegue “ver funcionando” ela irá acreditar. Esta dica funcionará perfeitamente para aqueles momentos de stress. Como fazer o líquido: 100 ml de álcool de cereais, 40 gotas de essência (eu usei laranja doce, pois ela acalma as crianças, veja aqui o post de aromaterapia), 10 gotas de corante alimentício e complete com água.

 

image

 

7 – Bonecas e bichos guardiões: crie uma historia mágica para cada guardião do sono que ficará na cama, deixe a criança escolher qual a protegerá.

 

img_1093

 

8 – Espirito santo protetor: mais uma história mágica – o espírito santo é a terceira pessoa da santíssima trindade que protege as crianças em seus sonhos em nome de Deus em ação, representado pela pomba da paz.

 

image

 

9 – Luz que acalma e protege: normalmente a escuridão total provoca ainda mais medo e pavor, então eu recomendo arranje uma luminária suave, pode ser como esta da foto, pois alem de enfeitar, ela acalma e depois de um tempo ela ainda apaga sozinha.

 

sleeping-1311784_1920

10 – Cobertor da invisibilidade: esse daqui funcionará tipo a capa do Harry Potter, que te dá o super poder de ficar invisível aos monstros de todo o tipo.

 

 

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem algum assunto de seu interesse por favor comente e vamos conversar.

 

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo