O QUE FAZER QUANDO SE TEM DOR NO QUADRIL

Oi meninas,

Hoje iremos conversar sobre um assunto que afeta cerca de metade das gravidinhas, as benditas dores no quadril! Eu senti os efeitos anatomical-1295896_1280 (1)dessas dores na gestação da Laura, nesta eu cheguei a tomar medicação para amenizar, a fazer RPG e fisioterapia, mas nada adiantou (elas me atormentaram até o fim da gestação). Porém nessa gestação elas voltaram e eu recebi a ajuda de uma doula que me passou dicas incríveis de como aliviar e amenizar essas benditas.

Como eu disse essas dores no quadril é mais frequente do que se imagina, pode se iniciar logo no primeiro trimestre mas é mais comum no segundo quando o peso da barriga aumenta e se deve ao efeito da relaxina sobre os ossos e articulações. Devido a esse hormônio os ligamentos na pelve e em outras articulações se tornam mais elásticos facilitando a movimentação da pelve para os lados e tem como objetivo ajudar na passagem do bebê na hora do parto.
Além disso a postura e a força muscular durante a gravidez se modificam e com tudo isso, as articulações, os ligamentos e os músculos da região pélvica acabam sendo muito pressionados.

Na maioria das vezes, a dor pélvica da gravidez ocorre em apenas um dos lados, pode se concentrar nas nádegas, também pode dar a impressão de estar “saltando” de um lado para o outro, ou ainda ser acompanhada por dor nas costas ou dor na parte da frente da pelve (junta sacro-ilíaca).

pregnant-1427856_1920A minha dor piorava quando eu tentava abrir as pernas (movimento de abdução/adução), quando eu me deitava de barriga para cima, ou para o lado esquerdo (lado que dói) ou quando eu me virava na cama, ou seja dormir era um martírio. Andar ou se levantar da posição sentada são ações que podem contribuir para a dor, porém no meu caso não era o que ocorria.

Para reduzir as dores no quadril durante a gravidez, a mulher pode se utilizar de varias dicas, mas antes de qualquer coisa procure uma obstetra ou ortopedista para realizar uma avaliação do seu caso.

Agora segue algumas dicas que eu utilizei:

  1. usar uma cinta de quadril para gestante ajuda a reduzir a mobilidade das articulações e a suportar o peso da barriga não sobrecarregando a pelve e logo melhorando o bem-estar;
  2. fazer uso de medicação receitada pelo médico é outra;
  3. mas manter-se em movimento antes, durante e após engravidar é o mais the best das dicas!

pregnancy-907845_1920

Bom vamos para a parte prática da coisa…..alem dos exercícios do vídeo que eu fiz, você poderá realizar caminhadas, alongamentos, rpg, fisioterapia, acupuntura, pilates, hidroginástica ou um desses programas especiais para gestantes.

Mexa-se com acompanhamento certo!!!

 

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se você tem alguma dica para este momento lindo, por favor comente e vamos conversar!

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo