PRIMEIROS SINTOMAS DA GRAVIDEZ

Oi meninas,

Hoje eu irei conversar sobre os primeiros sinais e sintomas da gravidez. Quais são eles? Como identificar?

Primeiro comentário meu é que nas minhas três gravidezes eu imaginei que estivesse grávida logo na fecundação, pois no meu caso eu sinto quando estou ovulando (em dois dos três casos eu só confirmei depois de um bom tempo estando grávida).

 

Bianca Gestante 11° Sintoma/sinal – Nidação (pequeno sangramento vaginal).

A nidação nada mais é do que a fixação do óvulo fecundado no útero. Após a fecundação do óvulo nas trompas de Falópio ocorre uma movimentação até o endométrio que pode levar de 4 a 15 dias. Lá chegando o futuro embrião deve fixar-se nesta espécie de parede do útero, o endométrio, de forma a permitir uma gravidez em perfeitas condições. Somente após isso é que o hormônio da gestação, HCG, pode aparecer no teste de gravidez.

 

2° Sintoma/sinal – Cólicas ou dor abdominal

Além do sangramento acima descrito, a gravidez inicial pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen. Isso pode ocorrer devido ao útero sofrer alterações constantes, inclusive de tamanho, o que estimula o aparecimento de algumas contrações uterinas, sentidas pela mulher como cólicas. É comum também uma sensação de peso na parte inferior do ventre.

Atenção: tanto as cólicas quanto o sangramento vaginal nas fases inicias da gravidez costumam ser muito menos intensos do que aqueles que ocorrem na menstruação de verdade.

 

3° Sintoma/sinal – Atraso menstrual

O sinal mais esperado ou clássico é o atraso da menstruação. É geralmente o sinal que faz com que a mulher procure fazer um teste para saber se está grávida.

Todavia, nem todas as mulheres tem os ciclos menstruais regulares, durante a amamentação pode não ocorrer a menstruação e outras mulheres não sentem facilidade em reconhecer este sintoma de gravidez. Por isso é importante ressaltar que a menstruação pode atrasar por vários outros motivos que não uma gravidez, entre eles, estresse, infecções, troca de anticoncepcional, alterações o peso, cansaço… A própria expectativa pela menstruação, quando a mulher quer muito engravidar ou não quer de jeito nenhum mas se descuidou tendo relações sexuais desprotegidas, pode causar um atraso menstrual.

 

Bianca Gestante 24° Sintoma/sinal – Aumento dos seios ou dor nas mamas

Outro sinal clássico de uma gravidez é o aumento das mamas que pode surgir com apenas uma ou duas semanas de gestação. Além de visualizar a alteração no tamanho dos seios, as grávidas podem senti-los mais sensíveis ou ter uma sensação de inchaço. Esse aumento se deve por alterações hormonais que promovem a estimulação das glândulas mamárias, preparando-as para o período de amamentação que virá nos próximos meses. Em algumas mulheres, estas alterações ocorrem precocemente, enquanto outras só notam alterações nas mamas após passadas várias semanas de gravidez.

 

5° Sintoma/sinal – Alteração na aparência dos seios

Além do aumento no volume e no aparecimento de dor, os hormônios podem fazer as mamas das grávidas mudar de aparência. Dentre elas é comum haver escurecimento dos mamilos, das aureolas e aparecer veias ao redor dos seios e estas alterações podem durar até o fim da amamentação.

 

6° Sintoma/sinal – Náuseas e vômitos

Esse foi o meu pior sintoma e pesadelo durante toda a gravidez das meninas (ao contrário desta com o Samuel). Com a Bianca foi o que todos falavam, “você está grávida!!” Mas eu falava….”É minha gastrite!”

Náuseas e vômitos são sintomas típicos do primeiro trimestre de gravidez e tendem a desparecer no segundo trimestre. Eles costumam surgir entre a 6ª e a 12ª semana de gestação. Entretanto, há mulheres que apresentam estes sintomas já na 4ª ou 5ª semana de gravidez e outras que como eu duram cerca de 40 semanas de gestação. Em alguns casos, os enjoos/vômitos da gravidez são tão intensos que a mulher não consegue nem se alimentar e muitos casos graves, com necessidade de apoio médico, estes são chamados de hiperemese gravídica (caso bem famoso é o da Duquesa de Cambridge, a Kate Middleton).

 

7° Sintoma/sinal – Prisão de ventre

O aumento da produção do hormônio progesterona na gravidez faz com que alguns órgãos e tecidos do corpo fiquem mais “frouxos” ou “relaxados”. Isso ocorre de forma a facilitar a grande expansão de volume do útero que está por vir. Um dos órgãos que sofre esta ação são os intestinos, que ficam com menor capacidade de contrair, tendo mais dificuldade de manter o transito intestinal normal. Portanto, um sintoma de gravidez pouco comentado é a constipação intestinal (prisão de ventre).

Laura Gestante 1

8° Sintoma/sinal – Cansaço e sono

A sensação de cansaço desproporcional às suas atividades diárias é um sintoma de gravidez muito comum que pode parecer logo na primeira semana de gestação.

O aumento do sono também é muito comum. O seu corpo dá sinais de que precisa descansar com mais frequência. E tudo o que você mais deseja é tirar aquela soneca no meio do dia.

Esses dois sinais na gravidez ocorrem por alterações hormonais, principalmente da progesterona que age diretamente nos sistema nervoso central e nos sistemas respiratórios e cardiovascular.

 

9° Sintoma/sinal – Vontade frequente de urinar

O aumento da frequência urinária é um sintoma de gravidez que surge precocemente, já nas seis primeiras semanas, ocorre em praticamente 100% das grávidas e que, infelizmente, dura até o final da gestação. Nas primeiras semanas o aumento da urina ocorre por redução da capacidade da bexiga se esvaziar completamente, devido ao relaxamento provocado pelos hormônios da gravidez. No final da gravidez, o feto muito grande comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento e fazendo com que pequenos volumes já desencadeiem vontade de urinar.

 

10° Sintoma/sinal – Super ofato

Um sintoma super comum da gravidez é uma maior sensibilidade do olfato, o que eu denomino de super olfato. Odores que passavam despercebidos ou não incomodavam pessoas “normais” , agora se tornam insuportáveis para você.

Assim como alguns alimentos causam enjoos nas primeiras semanas de gravidez, odores intensos, mesmo que agradáveis, como os de perfumes ou comidas, podem fazer você se sentir enjoada e provocar os vômitos. Esse super poder é horrível para quem sofre de hiperemese gravídica que nem eu!

 

11° Sintoma/sinal – Eliminação de gases

Pensa em um sintoma desagradável, mas muito frequente. Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais já nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um dos sintomas mais embaraçosos se por acaso a gestante precisar ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas.

Laura Gestante 2

12° Sintoma/sinal – Tonturas e desmaios

Tonturas é um dos daqueles clássicos sintomas de gravidez que aparecem em todos os filmes quando a personagem fica grávida. Os hormônios da gravidez provocam diversas alterações no organismo da mulher, que realmente podem provocar tonturas, entre elas estão a queda da pressão arterial, redução do níveis de açúcar no sangue, anemia, aumento da frequência respiratória (que pode levar a uma hiperventilação durante um esforço físico), alimentação insuficiente devido aos enjoos, etc.

 

13° Sintoma/sinal – Variação de humor

Outro sintoma super comum da gravidez que todo mundo já viu. A grávida pode chorar até quando vê comercial de margarina na televisão. Variações súbitas de humor também são comuns, a grávida pode ir da alergia à tristeza ou da simpatia a explosões de mau humor com pessoas próximas de uma hora para outra.  Coisas pequenas e insignificantes podem ganhar uma relevância desproporcional.

 

 

Samuel Gestante 1Os 13 sinais e sintomas da gravidez descritos acima sugerem a existência de uma gestação em curso, mas de modo algum servem para confirmá-la ou descartá-la. Algumas mulheres apresentam muitos dos sintomas enquanto outras podem apresentar nenhum ou pouco deles.  Mas nenhum dos sinais ou sintomas expostos neste post é exclusivo de gravidez, várias outras doenças ou condições podem provocar sintomas semelhantes. Portanto, o diagnóstico definitivo deve ser obtido através da dosagem do BhCG, seja ele na urina ou no sangue.

Então se você acha que está grávida, corra e confirme com o exame. E se você for igual a mim, não acreditou com o resultado do primeiro, faça todos eles na mesma semana!!Rs

 

 

Se você gostou dê um like e compartilhe essa ideia…e se tiver alguma dica ou assunto que queria saber mais, me conte e vamos conversar!

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo