POR QUE NÃO POSSO DAR MEL?

Oi meninas,

Este post veio para esclarecer algumas mãezinhas que dão mel misturado a frutas, sucos ou em outro alimento e para as nossas mães que acham que dar mel para criança pequena que está doente é NORMAL (“eu dei pra você e nunca lhe aconteceu nada!” – logo eu penso Graças a Deus!!!). Pois bem leia este post até o final e divulgue para as pessoas, que quanto pessoas souberem, melhor!!

boy-1363935_1920

 

Você deve estar pensando, qual o problema de dar um melzinho quando o bebê estiver gripado ou misturado no chá?!

 

Primeiro antes dos 6 meses, o Leite Materno é EXCLUSIVO, ou seja nada de dar chá para aliviar as cólicas ou água para acabar com o soluço. Isto já é um consenso mundial entre os pediatras. Se no passado essa ideia era utilizada, hoje em dia não se recomenda mais esse antigo hábito!

Segundo o problema de dar mel ao bebê antes de UM ano de idade está no fato de que o mel (independente de você conhecer ou não a procedência) pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo. Reafirmo Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe.

 

O que é Botulismo Infantil? O que ele acarreta? Quais os sintomas? E como tratar?

 

botulismo-2-638

 

 

 

 

 

 

slideshare.netdanillorodrigues 1

 

 

 

 

 

 

slideshare.netdanillorodrigues

 

 

 

 

 

 

botulismo-10-638

 

 

 

 

 

 

Fonte dos slides é deste link  Aqui.

 

 

Entenda que o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro o suficiente e então eles podem facilmente pegar essa forma de botulismo infantil. E vale ressaltar que esses esporos são muito resistentes e podem sobreviver até à pasteurização e a altas temperaturas e que o xarope de milho também pode conter esporos.

Por isso que os médicos recomendam que se espere até a criança ter pelo menos 1 ano para dar mel e não é a toa que algumas mãezinhas não dão e as outras pessoas ao redor que desconhecem este fato, acham que é frescura ou besteira!

 

Terceiro motivo para não dar mel aos pequenos está no fato de que por ser um alimento extremamente doce, ele pode acostumar mal o bebê, e ainda prejudicar a dentição. Depois de 1 ano, você poderá dar mel, mas cuidado para não abusar.
Por isso reafirmo, mesmo que o bebê esteja resfriado, com tosse ou com prisão de ventre e você tenha ouvido falar que mel faz bem, não dê nem um pouquinho à criança se ela tiver menos que 1 ano.

 

 

Se você gostou dê um like e compartilhe essa ideia…e se tiver dúvidas ou pedidos de assunto deixe um comentário, e vamos conversar!

 

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo