CONTINUANDO A ROTINA ESTRUTURADA – APARTIR DOS 4 MESES

Oi meninas,

Continuando a falar do tema que mais gosto, Rotina.  E agora que já estamos craques com a loucura dos primeiros quatro meses de vida do nosso baby (#sqn), vamos prosseguir para o próximo estágio. Rs!

Como assim prosseguir, nem consegui sobreviver e aplicar a teoria do inicio?! O que vou fazer?! Como faço meu bebê entrar na rotina se eu não coloquei uma até agora?! Meu bebê não dorme sozinho sem mamar?! Vocês com certeza estão pensando isso ou continuam pensando….então acalmem-se pois este post irá te ajudar!

Bem o aspecto desafiador dos primeiros anos de vida ainda não acabará aqui e as dificuldades ainda aparecerão no decorrer dos próximos meses, pois ainda muitas águas rolaram (dentes, introdução alimentar, medos, volta ao trabalho etc..). Algumas coisas que você julgava fácil, continuam sendo difícil, e outras que você julgava difícil poderá se tornar ainda mais fácil. Então se ligue na nova rotina.

Abaixo segue a tabela da rotina para depois das 6 semanas de vida.

E 07:00 mamada
A 07:45 atividade
S 08:00 1ª soneca da manhã
Y 08:15 meu banho
E 10:00 mamada
A 10:45 Banho
S 11:00 2ª soneca da manhã
Y 11:15 meu almoço
E 13:00 mamada
A 13:45 atividade
S 14:00 1ª soneca da tarde
Y 14:15 soneca da mãe
E 16:00 mamada
A 16:45 atividade
S 17:00 2ª soneca da tarde
Y 17:15 minha tv
E 18:30 mamada (robusta)
A 19:00 atividade
Y 19:20 ritual noturno
E 19:30 mamada (robusta)
S 20:00 Berço
Y 20:15 minha janta
E 23:00 refeição dos sonhos
E 02:00 mamada noturna
E 05:00 mamada noturna

 

E agora veja como funcionará a rotina dos 4 meses até os 7 meses de vida. Depois leia com atenção as dicas a seguir.

 

E 07:00 mamada
A 07:30 atividade
S 09:00 1ª soneca do dia
Y 09:15 meu banho
E 11:00 mamada
A 11:30 Banho do bebê
S 13:00 2ª soneca do dia
Y 13:15 meu almoço
E 15:00 mamada
A 15:30 atividade
S 17:00 soneca rápida
Y 17:15 soneca da mãe
E 18:00 1ª mamada robusta
A 18:30 atividade
E 19:30 2ª mamada robusta
S 20:00 Hora de dormir
Y 20:15 minha janta
E  23:00 refeição dos sonhos

 

Observação: Note que as mamadas noturnas não estão na nova tabela, isso é devido a supressão gradual delas, mas se por acaso ainda não as retirou, eu recomendo que primeiro faça a transição para a rotina de 4 em 4 horas, e somente após a adaptação total do bebê nela, retire primeiro a mamada noturna das 5 horas por 7 a 10 dias e depois a mamada noturna das 2 horas por 7 a 10 dias. Lembre-se de fazer uma mudança de cada vez! E tenha paciência e persistência!

 

Mas Vanessa por que devemos mudar a rotina com 4 meses de vida?

Então o bebê com 4 meses, já é mais forte, interage mais com o mundo que o cerca, realizando diversas atividades que antes ele não consegui fazer, como por exemplo, ficar mais tempo acordado, sustentar cabeça, pegar objetos, rolar, sentar ereto (se o seu ainda não faz algumas dessas coisas, não se desespere). Logo em razão desse desenvolvimento, a rotina precisa mudar.

Mas antes de iniciar o processo de transição, não intervenha por dois dias inteiros. Preste atenção em tudo, analise os efeitos da falta de rotina e anote tudo. Já na noite do segundo dia de transição, vá dormir junto com o bebê.

O dia três começa oficialmente as 07:00 (nunca antes das 6 ou depois das 8, mas lembre-se que você pode variar conforme a sua necessidade). Se ele acordar as 5 faça P.U/P.D até que ele adormeçer. Mas lembre-se de o acordar as 7 para mamar, depois disso mantenha-o acordado com atividades e inicie o processo de dormir 20 minutos antes do horário de dormir (no exemplo da tabela acima seria as 08:40).

A encantadora Tracy recomenda fazer o processo de transição em 5 dias (se quiser seguir esse método veja o livro Rosa nas paginas 44-47), mas eu fiz uma transição mais suave com a Laura e SUPER recomendo.

Fiz a transição aumentando o tempo de permanência do bebê acordado em 10 minutos a cada três dias. Por exemplo, do terceiro ao quinto dia aumente em 10 minutos o período de atividade fazendo-o dormir as 08:10, do sexto ao sétimo faça o dormir as 08:20, do oitavo ao décimo às 08:30, do décimo-primeiro ao décimo-terceiro às 08:40, do décimo-quarto ao décimo-sexto às 08:50. E em vinte dias eu espero que essa transição esteja bem concluída! Mas volto a lembrar que esses horários são para a rotina iniciando as 7 da manhã.

 

 

Depois de concluída a transição teremos que focar nos estragos feitos até agora, se é que eles existem (Rs) e no fortalecimento das vitorias conquistadas ate agora, que eu espero que sejam muitas. Mas até lá foco em UMA mudança apenas.

 

Então agora que a mudança para a rotina de 4 em 4 horas está concluída, veja as minhas dicas baseadas em algumas dúvidas encontradas pelos pais nessa nova fase.

 

  • Como colocar o meu bebê numa rotina de 3 em 3 horas se eu nunca fiz ele seguir uma?

Você não leu errado, essa pergunta é uma preparação para a próxima. Não estou doida não…. Primeiro comece a introduzir os horários das mamadas baseado no horário que ele costuma acordar, mas não antes das 6 (eu recomendo). Se ele acorda as 6, por exemplo, faça a rotina de 3 horas a partir desse horário (6 – 9 – 12 – 15 – 18), se ele acordar as 7 fica assim (7 – 10 – 13 – 16 – 19) se ele acordar as 8 fica assim (8 – 11 – 14 – 17 – 20). Não se esqueçam da refeição dos sonhos, entre 22 e 23 horas. E partir desse ponto vai regulando de vagar e com paciência todas as mamadas e sonecas. Observe os sinais de sono e coloque-o para dormir antes de ficar critico. Tente aumentar cada vez mais o tempo das sonecas se ele não dormir por um longo período e quando chegar o horário da próxima mamada acorde-o para mamar (sempre acorde-o, essa dica é fundamental para o funcionamento da rotina). Mas lembre-se de manter a rotina flexível, se ele acordou as 6:30 faça a rotina a partir desse horário.

 

  • Como colocar o meu bebê numa rotina de 4 em 4 horas se eu nunca fiz ele seguir uma?

Primeiro comece a introduzir os horários das mamadas baseado no horário que ele costuma acordar, mas não antes das 6 (eu recomendo). Comece a introduzir a rotina acima de 3 em 3 horas e depois faça a transformação para uma rotina de 4 horas (será menos “traumático” para a mãe e para o bebê sustentar 4 horas se ele estava mamando em livre demanda por exemplo). Se ele acorda as 6, por exemplo, faça a rotina de 4 horas a partir desse horário (6 – 10 – 14 – 18), se ele acordar as 7 fica assim (7 – 11 – 15 – 19) se ele acordar as 8 fica assim (8 – 12 – 16 – 20). Não se esqueçam da refeição dos sonhos, entre 22 e 23 horas, que continuam até a total introdução alimentar. E partir desse ponto vai regulando devagar e com paciência todas as mamadas e sonecas. Observe os sinais de sono e coloque-o para dormir antes de ficar critico. Tente aumentar cada vez mais o tempo das sonecas se ele não dormir por um longo período e quando chegar o horário da próxima mamada acorde-o para mamar (sempre acorde-o, essa dica é fundamental para o funcionamento da rotina). Mas lembre-se de manter a rotina flexível, se ele acordou as 6:30 faça a rotina a partir desse horário.

 

  • Não consigo fazer meu bebe dormir por mais de 40 minutos durante o dia?

Nesse caso temos provavelmente dois tipos de problemas. Primeiro ou você esta demorando a coloca-lo para dormir (não está observando os primeiros sinais de sono do bebê) ou não está dando oportunidade de deixa-lo voltar a dormir sozinho. Bem, eu já relatei como funciona o período de sono dos bebês, se você ainda não leu, aproveite leia aqui. Se o seu bebê não dorme sozinho no berço ele terá dificuldades em voltar a dormir após esse tempo (ciclo do sono). Então a minha dica para este caso é observe os sinais de cansaço (coceira nos olhos, puxando as orelhas, irritação, inquietação, choro, etc..), antes de apresentar esses sinais de maneira intensa, ponha-o para dormir. E comece ensina-lo a dormir sozinho no berço. Persistência, persistência e persistência é a alma desse treinamento.

Aproveite também e veja o post de “Como prolongar as sonecas do seu bebê”, Aqui.

 

  • Meu bebe acorda sempre na mesma hora todas as noites?

O despertar habitual não tem a ver com fome, provavelmente isso se tornou um mal hábito, que é super difícil de se acabar, mas não se desespere que eu vou lhe ajudar. Minha dica para esse problema é anote por três dias consecutivos todos os horários de despertar diurno e noturno (ficará mais fácil de se acabar com esse hábito se souber exatamente como ele funciona). Após isso temos dois tipos de trabalho que deverá ser realizado nos próximos 7 a 10 dias (se tiver ajuda do maridão ou de outra pessoa será melhor). Primeiro tipo, cerca de 40 minutos antes do despertar habitual dê de mamar para o bebê sem acordá-lo. Segundo tipo, usar a técnica do “acordar para dormir”, você desperta levemente o bebê para que ele possa voltar a dormir sozinho (essa técnica eu só recomendo para bebê que conseguem dormir sozinhos no berço). Se os despertares forem muitos essas técnicas poderão ser de difícil aplicação pratica, por isso tenha ajuda e durma o tanto que puder, lembre-se todas as mudanças são difíceis de se fazer e requer persistência.

O despertar repentino (tipo ele não acordava e passou a acordar) poderá indicar um impulso de crescimento, os famosos saltos de desenvolvimento, e neste caso o ideal é aumentar a ingestão durante o dia (aumento o tempo da mamada ou a quantidade de leite da mamadeira). Ou pode representar algum problema (dente, dor, febre), então observe.

 

  • Meu bebê não dorme mais do que 3 horas noturnas?

Nesse caso é possível que ele não esteja se alimentando o suficiente durante o dia, então aumente o tempo e a quantidade de leite ingerido durante o dia e principalmente nas mamadas robustas e na mamada dos sonhos. Não dê mamadas fora dos horários e sim aumenta a ingestão nos horários pre determinados.

 

  • Meu bebê dormia bem a noite e agora passou a despertar diversas vezes durante a noite?

Nesse caso ele provavelmente esta passando por um período de impulso de crescimento (marco no desenvolvimento), ou popularmente conhecido como salto de desenvolvimento. Minha dica é tenha paciência e aumente a duração das mamadas e a quantidade da ingestão de leite durante o dia, conforme foi dito logo acima. Esse período costuma passar rápido.

 

Se você tem dúvidas entre em contato comigo, talvez eu possa te ajudar. Se você não lembra de como foi a rotina anterior – “Continuando a rotina estruturada – até os 4 meses, veja  Aqui, e segue link do primeiro post sobre a rotina “Criando uma rotina estruturada para o recém nascido”. Releia, releia e releia, pois assim você pode ver de uma forma diferente a fase anterior e ajudar na solução das próximas.

 

 

Se gostou, dê um like e compartilhe essa ideia…e se tiver dúvidas deixe um comentário, e vamos conversar!

Tags :
Voltar ao artigo anterior
Ir ao próximo artigo

Sobre Vanessa Almeida Moyses

Oi meninas, sou a Vanessa, Mãe de duas princesas, Bianca com 3 anos e Laura com 5 meses, alem disso sou dona de casa, professora escolar e blogueira. Tenho diversos hobbys, o que mais me realiza é ser mãe em tempo integral e descobrir como realizar as tarefas de maneira mais fácil e didático possível em benefício das minhas meninas.

Deixe uma Resposta

Prometemos não incomodar.
Os campos com * são obrigatórios.

*

Voltar ao Topo